terça-feira, julho 24, 2018

Witches 1 - Daisuke Igarashi

Witches é um mangá seinen de fantasia e sobrenatural. Escrito e desenhado por Daisuke Igarashi. A série é completa com 2 volumes. É uma publicação da Panini, tem censura 18 anos e custa 18,90.


Antes de comentar sobre esse mangá vou pedir para vocês me seguirem nas redes socais 

Instagram → @o_mundodamarina 

Guia dos Quadrinhos, MyAnimeList e outras redes socais vocês encontram aqui → https://linktr.ee/o_mundodamarina

Vou pedir pra vocês avaliarem esse post ao final de sua leitura. Aqui em baixo tem algumas reações e eu gostaria de saber a opinião de vocês... Agora eu vou ficar ainda mais feliz, se comentarem... Quero muito conversar sobre esse título com vocês....

Quem quiser comprar esse título ou qualquer outro utilizem do meu link da Amazon → https://amzn.to/2NQYNZR assim vocês vão estar me ajudando bastante...

Era para ter saído um vídeo sobre esse mangá, porém por alguns motivos que eu irei conversar com vocês daqui a pouquinho, decidi que seria melhor usar o roteiro que já estava pronto para criar um post por aqui, espero que gostem ♥ 

De acordo com a página do Facebook da Panini, este título ganhou o Prêmio de Excelência no Mangá Division, no Japan Media Arts de 2004.


Neste primeiro volume, este mangá é composto de duas histórias e um extra.

Para dar continuidade a este post vou precisar mostrar o que a Panini falou sobre este mangá, ele "falará sobre bruxas e como elas são vistas pelas sociedades em que estão inseridas e também discutirá como o ser humano lida com o desconhecido."


Na orelha do mangá, ""Majo", "witches", "bruxas". Estas são as histórias misteriosas e fantásticas que ganharam vida e poesia por Daisuke Igarashi".


Bom! Vamos lá... Sinceramente não achei que a escrita do autor é poética, talvez seja em sua língua original, em português não rolou. É uma escrita um pouco diferente do que estamos acostumados, mas não chega perto de ser poesia. E sobre sociedade - bruxa - sociedade só vai rolar na segunda história, porém de uma forma muito superficial.

Quando você lê algo assim, acaba criando muitas expectativas e quando você termina, essas expectativas não foram nem um pouco alcançadas. De verdade eu esperava muito mais deste título. Witches é um bom título, é interessante e tudo mais, mas fiquei querendo muito mais do que ele me deu...

Acho que essa é a primeira vez que eu digo abertamente que uma obra não superou as minhas expectativas e isso me deixou bem triste e chateada, pois estava mega empolgada para essa leitura e para criar um conteúdo bem legal, mas infelizmente não rolou... Essa é a primeira resenha crítica que eu escrevo aqui no blog. 
E só para deixar claro, esse não é um título ruim. 

Para não parecer chata, vou falar dos pontos positivos desse primeiro volume. Esse é um mangá que não é ambientado no Japão, gostei desse detalhe assim saímos do convencional. Os personagens e cenários são muito bem representados e gostei bastante de como o autor adaptou as histórias. A primeira história vai se passar na Turquia, para ser mais precisa em Istambul. E a segunda história foi uma grande surpresa, pois ela se passava aqui pela America do Sul, retratando uma tribo indígena.


Sinopse: "Kuarupu, a xamâ Cumari perde seu amor em meio ao conflito contra a derrubada da mata e o desenvolvimento da região de sua tribo."

Falando em índios, acredito ser um pouco delicado criar uma história de bruxa dentro da cultura deles, por mais que os dois tenham muito em comum, porém suas crenças são diferentes, não sei se é muito legal a comparação de um xamã com uma bruxa, acho que os índios precisam ser respeitados pelo que eles são. Mas o incrível é que o autor levanta pontos muito interessantes sobre as questões dos índios. Questões como a do homem branco invadindo o espaço dos índios e tentando tirar a cultura e "branqueando" as tribos. Tirando isso, acho que o autor fez um ótimo trabalho artístico, criando uma ambientação muito semelhante a real, isso inclui a criação dos personagens e vale para as outras histórias desse volume. 

Essa história foi pra mim a única que teve um começo, meio e fim. Tirando as duas ultimas páginas, elas foram totalmente fora de contexto, na minha opinião. 


Sinopse: "Spindle conta a história de Nicola, que voltou à capital após obter uma poderosa força, sem esquecer a rejeição que havia sofrido de um rapaz na juventude. Também fala sobre Shiral, menina de uma tribo nômade que viaja à capital com uma missão."

A primeira história desse volume é a mais interessante, porém acho que ela tem muitos pontos soltos, ela não foi bem explorada. Tinham tantos elementos interessantes e tinha tudo para ser uma ótima história... Mas acaba se tornando meio boba por conta da motivação da vingança da personagem, vingança essa, que eu achei bem infantil e sem sentido para o que ela pretendia fazer. Esse tipo de coisa me deixa bem desanimada... Pelos menos temos uma lição, que dá para tirar daqui. Depois de ler, vemos como as pessoas podem ser tolas. Poder não é nada se você tem atitudes imaturas... É realmente uma pena, era para ter sido uma boa história.


O que surpreende é que um extra de sete paginas é melhor que um volume inteiro... Essa história é uma gracinha, ela é leve e sensível.


Para chegar a todas essas conclusões eu li esse volume duas vezes para ter certeza de tudo que eu escrevi. E mesmo depois de um tempo da leitura, eu continuo achando a mesma coisa. Eu sei que essas histórias são fantasias e tudo mais, mas as culturas retratadas aqui não se encaixam com a ideia de bruxas, nem das reais e nem as fictícias (acho que os muçulmanos não têm lendas e histórias de bruxas, o mesmo vale para a America do Sul. Se alguém souber de alguma, me conta por favor.). Eu esperava algo mais profundo e mais real. 

Não sei se recomendo esse mangá, ele não vale pela ideia que é vendido, infelizmente. Ele tem uma narrativa gráfica bem bonita, o traço do autor é muito interessante e diferente, o título vale por esses aspectos e por ser um título fora do comum dos que são lançados por aqui. Por isso se você tiver dúvida de comprar ou não, recomendo que o pegue em promoções, pois o preço cheio dele é um pouco caro. 

Acho que mesmo minha avaliação sendo um pouco negativa, creio que vale a pena pela experiência de leitura, essa foi a minha experiência com ele, não significa que vocês terão a mesma e não podemos esquecer que é um título premiado e que muitas pessoas gostam dele... 

Se alguém já leu, não deixe de comentar o que achou desse primeiro volume. E para quem ainda não leu, me conta se eu desanimei vocês com essa leitura ou se incentivei vocês a lerem, para tirarem a suas próprias conclusões... Vamos conversar mais sobre esse primeiro volume de Witches nos comentários ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário